terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mutirama: A Lama Continua (PARTE 5)

A desastrosa reforma do Parque Mutirama e o caos no trânsito da cidade:
Caos no trânsito do centro de Goiânia.

Engarrafamentos e muito stress, mesmo no período de férias.
Como se já não bastasse os escândalos de corrupções, fraudes licitatórias, agressões ao meio ambiente, mortes de trabalhadores e ainda o suicídio de funcionários, o trânsito também é outro item a ser acrescido à desastrosa e vergonhosa reforma do Parque Infantil Mutirama. 
Ainda estamos no período de férias escolares, e o trânsito na região central de Goiânia já está totalmente caótico, mais caótico do que já era.
Os bairros de Vila Nova, Centro, Setor Aeroporto, Criméia Leste, Vila Jaraguá, Setor Universitário, Setor Negrão de Lima e Norte Ferroviário enfrentam congestionamentos gigantescos mesmo fora da chamada "hora do rush" (as fotos foram tiradas no meio da tarde de uma terça-feira:10/01/12). 
Engarrafamento quilométrico em frente ao Parque Mutirama.

Desvios sem planejamento e pouco eficazes.
Os índices de atropelamentos e de acidentes entre veículos cresceu vertiginosamente na região central da cidade. A prefeitura além de não cumprir os calendários previstos para a reforma do Parque Mutirama (nem se quer o próprio prefeito Paulo Garcia sabe quando terminam as obras), ainda promove uma verdadeira bagunça no trânsito da capital. Os desvios feitos pela AMT, além de muito mau planejados, possuem péssima sinalização e não promovem segurança nenhuma para pedestres ou mesmo para os motoristas.
 O bloqueio da Avenida Araguaia e também do trecho da Marginal Botafogo entre a Vila Nova e o Centro, promoveu a elevação do fluxo de veículos para as estreitas e já congestinadas ruas e avenidas dos bairros que circundam o Parque Mutirama. A Avenida Goiás e a Independência parecem hoje uma rodovia, uma verdadeira BR dentro da cidade,  tamanho o fluxo de veículos. Entretanto, tais avenidas não são capazes de comportar tamanha demanda de carros, ônibus e caminhões, pois são inúmeros os pontos de "gargalos" e engarrafamentos quilométricos na região.  A mobilidade urbana em Goiânia, que já era de péssima qualidade, atualmente ela não existe mais, ou seja, já é impossível transitar com segurança pela cidade.
Interdição da Marginal Botafogo no centro da cidade.
Além da demora dos ônibus, passageiros disputam espaço com entulhos da prefeitura no ponto de ônibus sem abrigo.
O Mau exemplo dado pela prefeitura: desrespeito aos pedestres

Os passageiros do transporte público, cujas principais linhas cortam o centro da cidade (Av. Goiás, Av. Araguaia, Av. Paranaíba, Av. Contorno e Pç. Cívica) enfrentam dias apocalípticos. Nos horários de pico, o clima parece de guerra, fazendo lembrar os toques das sirenes, quando o bombardeio iminente se aproxima. Além de congestionar e tumultuar o trânsito, a prefeitura que não realiza nenhum planejamento no trânsito em torno do parque em reforma, ainda prejudica a passagem de pedestres colocando entulhos da construção nas calçadas, inclusive bem no local, onde funciona de forma provisória e inadequada, um ponto de ônibus na Av. Contorno. O desrespeito com o cidadão é tamanho, que a calçada que circunda o Parque Mutirama foi reduzida a cerca de 1/3 de sua área, para dar lugar ao imenso tapume metálico colocado pela prefeitura, para impedir a vizualização das obras pela imprensa e pela comunidade. (O Governo Estadual fez algo parecido no inacabado Estádio Olímpico, na Av. Paranaíba esq. Av. Alfredo Nasser, também no Centro). Sem falar que o atual  prefeito aprovou uma lei que multa moradores que jogarem entulho nas calçadas, mas como se vê,  ele mesmo dá o mau exemplo, e não cumpre a própria lei que sancionou. 
O desvio da Marginal Botafogo passa em frente a várias escolas, uma delas é o Colégio Estadual Murilo Braga, que atende crianças e adolescentes do ensino fundamental ao ensino médio, nos períodos matutino e vespertino, e o mais incrível de tudo é que não existe nenhum semáforo com botoeiras nas proximidades, o que vem preocupando pais e professores da escola. A prefeitura enviou apenas uma equipe de agentes da AMT para fiscalizar a travessia de pedestres somente nos primeiros dias da interdição da Marginal Botafogo. (Veja os vídeos abaixo, mostrando o caos no trânsito nas regiões próximas ao Parque Mutirama).






Nenhum comentário:

Postar um comentário