domingo, 16 de outubro de 2011

Professor de Escola Municipal de Goiânia Sofre Perseguição e Assédio Moral

O que é assédio moral?

Celso Jardim

Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho. Muitas vezes um trabalhador, um servidor pode sofrer com essas situações e não saber que tem seus direitos preservados, não sabendo definir ao ser vitima no próprio local de trabalho.
O conceito de humilhação pode ser definido como, um sentimento de ser ofendido, menosprezado, rebaixado, inferiorizado, submetido, vexado, constrangido e ultrajado pelo outro, que pode ser por uma pessoa, um colega ou chefe.
 É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado, revoltado, perturbado, mortificado, traído, envergonhado, indignado e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento. O assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias (chefias truculentas). Onde predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização.
A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima.
Os próprios colegas de trabalho podem freqüentemente, reproduzirem ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua auto-estima.
A violência moral no trabalho constitui um fenômeno internacional segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com diversos países desenvolvidos.  
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a OIT, mostram em estudos recentes, que o assédio moral pode se intensificar em ambientes de trabalho onde predominam depressões, as angustias, e outros danos psíquicos relacionados com a nova era da globalização e estão relacionados às políticas neoliberais.  
ASHC – Assessoria de Imprensa
fonte: http://www.ashc.org/boletim_assedio_14082009.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário